Compras semanais e no comércio mais próximo de casa se tornam a preferência do consumidor na pandemia

Pandemia fez consumidor preferir compras semanais e no comércio perto de casa

Compartilhe nas redes!

Pandemia fez consumidor preferir compras semanais e no comércio perto de casa

A American Express realizou uma pesquisa denominada Shop Small, para entender como consumidores, proprietários ou gerentes de pequenas empresas sentiram as mudanças dos hábitos de consumo em sete países da América Latina – incluindo o Brasil. O estudo, feito em parceria com a Voices Research & Consultancy, ajuda a entender como o isolamento social afetou os negócios e os hábitos dos consumidores.

Os dados do levantamento trazem insights sobre como os brasileiros se comportam e como veem o futuro. Ao todo, 91% dos entrevistados declararam ter feito compras mais perto de casa. Em linha com o reportado por 59% dos participantes, estima-se que cada vez mais os consumidores farão pequenas compras semanais e mensais, dando preferência por sair menos vezes e comprar tudo o que precisam de uma só vez. Enquanto 20% dos entrevistados tinham o hábito de ir uma vez por semana às lojas locais, o número subiu para 30% durante a pandemia. E 33% acreditam que os hábitos de compra não serão os mesmos depois que ela passar.

“Estamos testemunhando uma grande mudança, que deve ser sentida ainda durante muitos anos. E os pequenos comércios vão ter um grande papel nisso, pois eles são peça fundamental da economia. Também veremos as pessoas usando mais os cartões e outros formatos de pagamento que não envolvem troca de cédulas ou moedas”, destaca Rose Del Col, presidente da American Express Brasil.

A pesquisa mostra que os brasileiros acreditam na importância dos pequenos comércios. Para 89% dos participantes, o crescimento dos pequenos negócios e lojas de bairro é bom para a comunidade. A praticidade e a segurança foram os principais fatores citados para continuarem comprando localmente. Cerca de 49% dos respondentes relataram preferirem comprar em lojas de bairro, pois evitam excessos e focam apenas no que precisam, quando querem – mas, em contraponto, o fato de o comércio de bairro ter opções limitadas pode ser o grande fator que fará com que os consumidores optem ir a outros locais.

Em relação ao volume de compras, os brasileiros ficaram divididos. Enquanto 31% relataram aumento, 29% disseram que mantiveram o nível de antes da pandemia.

Do outro lado do balcão

O estudo também traz a visão dos pequenos comerciantes brasileiros com relação as grandes mudanças sentidas neste ano. Ao todo, 72% dos entrevistados declararam queda nas vendas, sendo sua maior preocupação a recuperação econômica.

“Trazer novos clientes será um desafio para os pequenos comércios. A tendência é que as pessoas continuem comprando dentro das suas comunidades e não explorem tanto outras regiões. Os clientes antigos devem retornar, mas com menor frequência”, disse Del Col.

Os maiores desafios relatados pelos pequenos comerciantes são relacionados à saúde de seus clientes e colaboradores, quitação de serviços e impostos e folha de pagamento. Na expectativa da recuperação, o comércio online pode ser uma saída, uma vez 70% relataram um crescimento nas vendas por canais como sites e redes sociais.

Fonte: Mercado & Consumo

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Leonardo Lightning Xl A Bustling Modern Office Environment Whe 0 - Analise Assessoria Contábil e Empresarial - Contabilidade em Uberaba │ MG

Controle de Despesas: O Pilar para o Sucesso do Seu Negócio

Controle de Despesas: O Pilar para o Sucesso do Seu Negócio Descubra a Importância do Controle de Despesas para Empresários O controle de despesas é um desafio crítico enfrentado por empresários em diversos setores. Manter as finanças do negócio em

Leonardo Lightning Xl A Vibrant Office Scene Featuring A Diver 0 - Analise Assessoria Contábil e Empresarial - Contabilidade em Uberaba │ MG

Planejamento Financeiro: Como Organizar suas Finanças Empresariais

Planejamento Financeiro: Como Organizar suas Finanças Empresariais Estratégias efetivas de planejamento financeiro para empresários O planejamento financeiro é crucial para que os empresários alcancem seus objetivos de forma eficaz. Muitas empresas enfrentam desafios financeiros, como a falta de organização e

Leonardo Lightning Xl A Vibrant And Bustling Small Business En 0 - Analise Assessoria Contábil e Empresarial - Contabilidade em Uberaba │ MG

Dicas e Recomendações para Pequenas Empresas em 2025

Dicas e Recomendações para Pequenas Empresas em 2025 Explore estratégias essenciais para fortalecer seu negócio em um cenário desafiador As recomendações e dicas para pequenas empresas em 2025 são fundamentais, pois enfrentam um ambiente econômico em constante mudança e desafios

Recomendado só para você
LGPD: Veja as principais dúvidas das empresas sobre o encarregado…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
08 Setembro Amarelo Pop Up - Analise Assessoria Contábil e Empresarial - Contabilidade em Uberaba │ MG